O que é Tibia?
Tibia é um dos jogos online de RPG para computador (MMORPGs)
mais antigo e há mais tempo funcionando. Começou como um experimento não
comercial de programação por três estudantes alemães de Ciências da Computação
rodado no sistema de computadores da Universidade em 1997, com muitos de seus
gráficos emprestados do jogo single-player clássico Ultima VI e fortemente
confiando em voluntários para a administração do jogo, criação e desenho dos
níveis. O jogo tem se tornado desde então um empreendimento comercial.
Tibia é um RPG online gratuito e para múltiplos jogadores,
portanto um MMORPG. Os jogadores podem desenvolver as habilidades de seus
avatares, buscar tesouros, resolver enigmas e explorar áreas como cidades,
masmorras, florestas, desertos, ilhas, praias, minas, etc. Os personagens podem
disputar lutas entre si ou com NPCs com IA, tais como monstros, dragões,
demônios e orcs, utilizando armas e magias.
Ao iniciar o jogo, o seu avatar começa na ilha de Rookgaard,
de onde não pode sair antes de desenvolver habilidades necessárias para o
progresso e sobrevivência nos outros mapas do jogo, o que ocorre no nível de
experiencia 8, que é quando se escolhe a vocação a ser seguida. Em Rookgard o
jogador familiariza-se com o jogo e aprende muitas coisas sobre o mundo de
Tibia.
O jogo, idealizado na Alemanha em 1995, teve seu primeiro
servidor permanente lançado em 1997, tem crescido a cada ano e atualmente
possui 74 servidores localizados na
Alemanha e nos Estados Unidos, todos mantidos pela Cipsoft, o quê confere
segurança e estabilidade.
Vocações
Em Tibia você começa sem nenhuma vocação, e em um continente
chamado Rookgaard, Rookgaard é a ilha onde os jogadores iniciam no Tibia, onde
eles aprendem as coisas básicas do jogo, como atacar monstros, subir escadas,
comprar armas, escudos e equipamentos e é onde se faz seus primeiros amigos.
Quando os jogadores alcançam o nível 8, eles podem partir para o continente
Tibia (freqüentemente chamado de Main Continent ou apenas Main), onde devem
escolher sua vocação e a cidade que vão morar.
São existentes 4 vocações no tíbia
•Sorcerer: Sorcerers, não são grandemente habilidosos com
armas, mas podem ser devastadores com inúmeros tipos de magia
•Druid: druids são muito conhecidos por seus poderes de
cura, e apesar de evoluírem na mesma taxa dos feiticeiros (sorcerers), não tem
a mesma força de magia, no entando possuem também fortes magias de ataque, mas
principalmente direciona-se mais para criação e benevolência;
•Paladin: paladins são grandemente habilidosos em combate à
distância e por isto são os melhores arqueiros. Possuem um potencial mágico
alto, mas sendo inferior aos magos citados acima e superior aos cavaleiros
abaixo.
•Knight: Knights são os melhores no manuseio de armas, sendo
fortes e resistentes e bons para lutas de curta distância, com suas habilidades
de defesa e ataques armados. Sua evolução na área de magias é limitada e lenta
em comparação às demais vocações. As armas usadas pelo cavaleiro são espadas,
machados, clavas ou "weapics" que são armas que podem ser usadas por
todas as vocações e se definem por serem magicas. São as melhores armas do
jogo.
Características
gerais
Tibia é um jogo que pode ser jogado gratuitamente por tempo
indeterminado, porém há a opção de se obter contas pagas (chamadas de Premium
Time, também chamada de P.A, PT ou Pacc), facilitando o jogador a passar de
nível e ter maior satisfação no jogo em relação aqueles que não tem seu Premium
Time.
Os gráficos do jogo são em duas dimensões, apresentando
pouquíssimos detalhes, sendo possível notar com facilidade os 'pixels' da tela.
Em 1999 havia o seguinte texto na página do jogo: "Sound will definitely
be implemented. This will take some time, but
the sound tracks can be composed meanwhile. The format will be MIDI, que quer
dizer "O som definitivamente será implementado. Isso tomará algum tempo,
mas as faixas de som podem ser compostas nesse meio tempo. O formato será
MIDI" Até hoje Tibia não tem som, apenas textos como onomatopeias indicando
o som de alguma criatura ou instrumento musical.
Diferentemente dos RPGs de console, Tibia não possui um
objetivo predeterminado a ser alcançado: os jogadores determinam a forma como
desejam seguir as suas aventuras assim como outros jogos de MMORPG (Massive
Multiplayer Online Rolling Playing Games), e o mundo continua existindo e
mudando mesmo que os jogadores não estejam lá. Quando um jogador entra no
mundo, ele é representado por um personagem ou avatar (chamado no jogo de
'character'). Tudo o que acontece com um jogador é registrado no servidor em
tempo real, assim, quando ele voltar, o seu personagem estará com os mesmos
atributos e características de quando saiu.
O primeiro jogador de Tibia apenas veio cinco dias depois do
jogo ser lançado, ele se chamava Albe e entrou no dia 10 de janeiro de 1997.
Os jogadores podem criar vários personagens em uma mesma
conta, mas caso perca a sua conta ou seja roubado, perderá todos os personagens
daquela conta, aconselhando a criar não mais que três personagens por conta.
Cada um desses personagens pertence a apenas um mundo do jogo, porém é possível
ter mais de um personagem no mesmo mundo. O jogo possui atualmente 77 mundos,
cujos servidores estão na Alemanha e nos Estados Unidos; os mapas e os locais
de cada um desses mundos são os mesmos, o que muda de um para outro são algumas
regras de combate jogador contra jogador e a comunidade de jogadores.
Cada personagem pode explorar e interagir com o universo do
jogo e enfrentar diversos inimigos controlados pelo computador, contando que os
jogadores gratuitos estão limitados a esses atributos. Podendo também se
relacionar, conversar, lutar com os personagens de outros jogadores e completar
missões.
O jogo teve o seu máximo de jogadores online simultaneamente
em Novembro de 2007, atingindo o número de 64.028 players online. Desde então,
houve uma redução lenta na comunidade "tibiana". Tibia, segundo boa
parte dos jogadores, está abandonado por parte da administração da CipSoft;
empresa que fundou e o administra. No início do desenvolvimento do jogo, havia
disponível no site do jogo uma lista de coisas que faltavam em Tibia. Em mais
de 15 anos de jogo poucas destas coisas foram implementadas.
Há uma grande quantidade de jogadores que vendem seus
personagens no Tibia por dinheiro da vida real (rl) - (a venda de
"characters" é proibida - Account Trading or Sharing), onde já foram
registrados roubos do dinheiro e outros vários problemas. A venda de items e
"gps", probida também, virou fonte de lucro para alguns jogadores.
Como não há fiscalização dentro do jogo, "bots" com level 8 usam o
canal de troca para anunciar sites de propaganda, venda de itens, venda de
trials, venda de personagens, propaganda de servidores piratas etc.
Como o abandono do jogo é notório, Tibia se tornou palco de
conflitos desonestos e antiéticos entre jogadores, onde prevalece a lei do mais
forte na comunidade. Há inúmeras reclamações dirigidas à empresa
administradora, CipSoft, mas, até agora, nenhuma atitude - eficiente - foi
tomada.O jogo tentou se tornar mais atrativo com Updates (atualizações) e
outras inovações, mas nada disso adiantou; a queda no número da comunidade
continua e o jogo, segundo a opinião da própria comunidade "tibiana",
está cada vez pior.
Em 2001 havia textos na página do jogo dizendo que na fase
final do projeto de Tibia o código dos servidores e o protocolo de comunicação
do jogo seriam publicados.
Cidades
No Tibia existem diversas cidades, entre elas, algumas de
importância relativamente grande em Tibia. Essas cidades se localizam em
diversos locais do continente do jogo (conhecido dentro do jogo como Main) ou
em alguma ilha próxima.
Para viajar de uma para outra se pode ir a pé, ou usar algum
meio de transporte (barco ou tapete mágico). Contudo há cidades onde apenas
pode se chegar usando algum meio de transporte e apenas jogadores com Premium
Account podem usá-los (a exceção da balsa que leva às Ice Islands, que todos
podem usar), o que significa que tais locais são de acesso apenas para esses
jogadores.
Ankrahmun: é uma das cidades localizada no deserto do
continente de Darama, ela é formada por pirâmides e é governada por um faraó
morto-vivo.É uma das duas cidades que possuem um grande deserto no jogo. Essa
cidade é de acesso apenas a quem possui Premium Account
Ab'Dendriel: é a cidade dos elfos. A cidade, localizada a
nordeste do continente tibiano, possui uma grande vegetação e as casas
construídas em árvores. Seu nome vem da palavra grega déndron, que significa
árvore
Carlin: é a cidade rival da de Thais (a capital do mundo de
Tibia). Em sua história, Carlin foi palco de uma grande guerra; e atualmente
ela é governada apenas por mulheres, que tomaram o controle da cidade
Darashia: é uma das cidades do deserto do continente de
Darama, ela é famosa pelo mel que produz. Essa cidade é de acesso apenas a quem
possui Premium Account
Edron: é a única cidade da ilha de mesmo nome, nessa cidade é
possível comprar magias que não podem ser conseguidas em nenhum outro lugar.
Essa cidade é de acesso apenas a quem possui Premium Account
Kazordoon: é a cidade dos dwarfs (anões). Com o seu
conhecimento sobre água e terra, seus artesãos e engenheiros construíram a
cidade em um vulcão extinto. Seus habitantes basicamente sobrevivem pela
mineração e o artesanato de equipamentos de batalha. O nome da cidade vem da
palavra Khazad-dûm, que significa "Mina dos anões", de acordo com o
Khuzdûl (a língua dos anões do universo de Senhor dos Anéis)
Liberty Bay: é a cidade da ilha de Vandura, que fica no
arquipélago Shattered Isles. A cidade é famosa por seus recursos naturais,
especialmente a sua cana de açúcar da qual é feita rum. Essa cidade é de acesso
apenas a quem possui Premium Account
Port Hope: é a cidade localizada no centro da selva do
continente de Darama, é uma colônia de Thais. Essa cidade é de acesso apenas a
quem possui Premium Account
Rookgaard: é a única cidade da ilha introdutória de mesmo
nome. Todo jogador que começa no jogo passa pela ilha e aprende as técnicas
tibianas. Quando o personagem atinge o level 8, ele pode sair de Rookgaard e ir
para Main, um lugar superior e mais difícil. Depois de ter ido para Main, o
jogador nunca mais voltará para Rookgaard
Thais: é a maior e mais antiga cidade. Ela considera a si
própria como sendo a capital de Tibia, mesmo que o seu rei Tibianus III nunca o
tenha confirmado oficialmente
Venore: é uma grande cidade de mercadores. Na história do
jogo, ela inicialmente começou com um grupo de colonizadores de Thais (a
capital de Tibia), contudo agora chega a rivalizar com essa cidade em termos de
riqueza. Os comerciantes locais encontram-se associados em fortes grupos
Svargrond: é situada no extremo noroeste do jogo e é uma
grande ilha de gelo. Possui vilarejo de chakoyas, bárbaros, gigantes e outras
criaturas
Yalahar: é situada no extremo norte do jogo. Seus habitantes,
conhecidos por Yalahari, são uma das raças mais inteligentes. A cidade foi
devastada por uma entidade chamada Variphor
Farmine: Farmine é uma cidade subterrânea localizada em Zao.
Toda a história de Zao não é bem conhecida. Lagartos e Dragões ou sempre
viveram no continente ou chegaram por algum meio. Após um tempo, os Orcs
chegaram e desde então têm lutado contra os lagartos. Possivelmente antes dos
lagartos chegarem em Zao, homens primitivos já viviam no lugar, mas depois de
perderem a batalha para os lagartos se estabeleceram no lado Leste da montanha.
Gnomebase: Gnomebase é uma cidade no subterrâneo de Tibia,
que chegou na versão 9.60 de Tibia, no dia 11 de Julho de 2012. A cidade é
habitada por gnomos, uma raça escondida durante séculos do resto do mundo,
sendo conhecida somente pelos anões, que os esconderam por muito tempo.
Requerimentos
•Windows
Windows XP
(Service Pack 2 ou superior) / Vista / 7;
DirectX versão 5.0
ou posterior, ou OpenGL;
77 MB de espaço
livre no disco rígido;
A conexão com a
internet.
•Linux
Linux com libc
versão 6 ou posterior;
X-Window system
instalado;
Aceleração de
hardware driver gráfico;
78 MB de espaço
livre no disco rígido;
A conexão com a
internet.
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